PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DO ESPAÇO BRINCAR MONTEIRO LOBATO: DESAFIOS E APRENDIZAGENS

Autores

  • Amanda Alves Correia Barbosa FACOTTUR
  • Elisama Carvalho Costa Gualberto FACOTTUR
  • Ivanilso Santos da Silva FACOTTUR

Resumo

Este relato de experiência visa apresentar os desafios e aprendizagens vivenciados ao longo da elaboração de um projeto para implantação de uma brinquedoteca em uma escola pública Municipal de Recife. Tal processo se deu no contexto da disciplina de Didática e Estratégias de Aprendizagem, tendo como abordagem metodológica a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) em relação com os estudos sobre a importância do brincar no desenvolvimento infantil de Kishimoto (2017) e Cordazzo & Vieira (2007). O projeto contou com a participação de 6 estudantes do 3º período de Pedagogia da FACOTTUR e, nesse percurso, verificou-se que apesar dos desafios, como o grau de autonomia de cada participante e a distribuição de responsabilidades ao longo do processo, o trabalho colaborativo permitiu fundir ideias e expectativas de modo a potencializar a capacidade de solucionar problemas a partir de uma nova perspectiva.

Palavras-chaves: brinquedoteca; aprendizagem baseada em projetos (ABP); educação.

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Biografia do Autor

Ivanilso Santos da Silva, FACOTTUR

Docente, Mestre em Pedagogia

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Publicado

2021-10-06