PROFISSIONALIDADE DOCENTE EM FOCO: O QUE DIZEM OS PROFESSORES SUBSTITUTOS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA
Resumo
Este artigo tem como propósito compreender os elementos que contribuem no processo de construção da profissionalidade docente de profissionais que se encontram na condição de Professor Substituto. Resulta de uma pesquisa qualitativa realizada com professores não efetivos de uma universidade pública. Utilizou-se como instrumento de coleta um questionário online e para tratar o material recolhido, lançou-se mão da análise de conteúdo. Os achados revelaram os seguintes elementos: o predomínio de uma concepção de docência na universidade com função de formar profissionais e cidadãos; a aquisição de experiência docente como principal motivação para atuar como substituto; a experiência como profissional no campo específico bem como a experiência docente como contributo para atuação; as condições de trabalho embora apontadas como negativas (limites) foram também consideradas positivas, como contributo para atuação. E revelaram, entre outros, que os elementos que contribuíram no processo de construção da profissionalidade docente de profissionais vinculados como professor substituto foram em sua maioria: a busca pela experiência profissional e a experiência como docente na universidade pública.
Palavras-chave: profissionalidade docente; professor substituto; universidade.