O QUE DIZEM OS RESULTADOS DO IDEB E DA PROVA BRASIL NO CONTEXTO DE OLINDA - PE: QUALIDADE DA EDUCAÇÃO?

Autores/as

  • Analice Martins da Silva FACOTTUR
  • Ivanilso Santos da Silva FACOTTUR

Resumen

Este trabalho tem ponto de partida a análise de dados quantitativos e qualitativos resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica - Saeb referentes ao ano 2019. Tem como objetivo compreender parte da realidade da Educação Básica do município de Olinda-PE, e com isso, contribuir com a formação de novos educadores deste mesmo município. Para isso foi necessário realizarmos a caracterização da rede municipal, apresentando as condições infraestruturais do município, para então apontar os resultados educacionais alcançados pelo município nos últimos três anos (2015, 2017 e 2019). A partir da análise destes podemos afirmar que expressam uma qualidade compreendida sob a perspectiva de resultados numéricos, pautada na competição, ranqueamento e bonificação para as escolas que alcançarem os maiores resultados. Dentro desta perspectiva de qualidade numérica, podemos enxergar com otimismo a qualidade da educação nos anos iniciais do município de Olinda. Entretanto, para pensar a qualidade da educação em sua totalidade de dimensões, é importante que outros aspectos também sejam considerados nas políticas educacionais.


Palavras-chave: anos iniciais; qualidade da educação; Olinda; resultados.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2021-10-06